terça-feira, 22 de dezembro de 2020

A CIÊNCIA, EVOLUÇÃO e o TEMPO - Capítulo 1

O princípio, a Gênese do Conhecimento

Será que o TRABALHO transformou o HOMEM?


Ilustração

O trabalho e a Evolução


"Naquele tempo...

...um homem que fez a mais significativa e duradoura das descobertas e invenções humanas: a produção e a conservação do fogo..." (CHASSOT, 1939).


A HISTÓRIA DA CIÊNCIA

     Ao longo dos anos o homem, ou melhor, nosso ancestral primitivo, que na linha evolutiva chegou ao homo erectus, já utilizava objetos determinantes para as conquistas tecnocientíficas posteriores.

    Para melhor compreender a origem e a evolução do pensamento e da observação científica, é necessário situar essa evolução no TEMPO da própria HUMANIDADE.

    A humanidade existe na superfície do globo há milhares da anos. Num certo período, da história geológica da Terra, houve uma Era denominada - idades glaciais - em que grande parte da superfície terrestre estava coberta por camadas de gelo, da qual se tem algumas esparsas informações, por vestígios de pedaços de pedras lascadas. Esse período é chamado - LÍTICO, onde foram usados como ferramentas, adornos de pedras.



    Os períodos seguintes - tempo líticos - já são determinados por dados mais concretos, dos quais temos informações a partir da localização de diferentes fósseis, da fauna e da flora, e de trabalhos em pedras.

    Com base nesses elementos são feitas as classificações dos períodos arqueológicos que antecedem a nossa era, sendo que alguns fósseis localizados e datados permitem que se estabeleçam informações bastante valiosas de diferentes períodos.

    O início de nossa história é mais bem contado por Engels (Saiba mais).

    Filósofo, do século 19, prestou importante colaboração para o entendimento das mudanças estruturais da sociedade:

    Segundo ele,

"A história da humanidade é a história das lutas de classes"

    E ainda,

"Há muitos milhares de anos, em uma época ainda não estabelecida definitivamente - naquele período de desenvolvimento da Terra que os geólogos denominam terciário, provavelmente no fim desse período -, vivia em algum local da zona tropical - talvez em um extenso continente hoje desaparecido nas profundezas do Oceano Índico - uma raça de macacos antropomórficos extraordinariamente desenvolvidos".

    Complementa com os pensamentos de Darwin,

    "Darwin nos dá uma descrição aproximada desses nossos antepassados. Estavam totalmente cobertos de pelos, tinham barba, orelhas pontiagudas, viviam em árvores e formavam manadas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário